26 de set. de 2008

JOVENS INABALÁVEIS

Jovens, (...) o Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará INABALÁVEIS, vos fortificará.(Cf. 1Pe 5, 5-10)
Este fim de semana estivemos reunidos em Fortaleza no VIII Congresso Estadual da RCC do Ceará. Foi tudo muito bom! Partilhamos o tema: Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa (At 16,31). Participaram do congresso conosco Lázaro Praxedes, do Ministério de Pregação Nacional, e Pe. Eduardo Dougherty, da Tv Século 21.
Aconteceram dois momentos muito especiais para a juventude durante o evento. Um primeiro foi pregação na Tenda das Artes conduzida pelo nosso querido irmão de ministério, Inácio Jr (coordenador nacional emérito do MJ). Ele falou da importância de estarmos ligados a Deus pela oração ao ponto de nos tornarmos íntimos da divindade. Também falou do desejo de Deus de nos fortificar, fortalecer a nossa fé e nos tornar inabaláveis em nossas caminhadas. Foi maravilhoso!
Para mim foi profética a palavra inabalável, pois diante de tantas dificuldades de nosso cotidiano, das dúvidas existenciais que a vida nos apresenta na juventude, dos medos próprios das sociedades pós-modernas, da injustiça e da violência social, a promessa de Deus é nos tornar inabaláveis, firmes no caminho, para que nada nos corrompa, nem mesmo a mais forte tribulação, nem mesmo a morte.
Imagine você o maior prédio da sua cidade, o estádio de futebol, um arranha-céu, um ginásio, uma igreja, um prédio industrial... seja qual for esse prédio, um temporal, furacão, terremoto pode abalar sua base ou suas estruturas e até mesmo fazê-lo cair. Mais que qualquer prédio gigantesco ou estrutura criada pelas mãos e pela inteligência humana, Deus, por sua infinita graça e sabedoria quer nos fazer estruturas eternas, homens e mulheres que viverão para sempre e desde já vivem plenamente essa eterna graça.
Se você se pergunta como, a resposta é antiga, Jesus já nos apontava em sua pregação: Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve a minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a quem ao construir uma casa cavou fundo e firmou o alicerce sobre a rocha...(Lc 6,47s).
São três passos simples, ir a Jesus, buscá-lo, pois ele se deixa encontrar como diz o profeta Isaias (55,6), que meditamos em uma das homilias do congresso. Ele está no meio de nós! Ele se deixa encontrar, principalmente na Eucaristia. O segundo passo é ouvir o que ele nos fala, estar atento a sua voz que nos fala especialmente pelas escrituras, na oração e na liturgia. E, por fim, fazer o que nos foi dito por Jesus.
O segundo tempo de graça do congresso para a juventude carismática foi a benção recebida do arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio Tosi. Ele nos falou da importância de sermos generosos na entrega de nossas vidas ao Senhor. E testemunhou que não se arrepende hoje já na terceira idade de ter se dedicado desde os seus 14 anos a sua vocação. Ele afirmou que ganhou muitos mais de 100 pais e mães, amigos e milhares de irmãos. Ficou clara a sua emoção ao dizer que nós precisávamos seguir a Cristo se quiséssemos ser felizes.
Em seguida tivemos uma adoração maravilhosa onde todos no ginásio oraram pelos jovens que lá estavam e Deus falou, Jesus nos Batizou no Espírito como a muito tempo não se via acontecer em nossos encontros. Foi uma festa de louvor a Deus! Oh Glória!!!
Todos esses momentos só me dão mais certeza de que um novo tempo se avizinha e que o abrir as portas será no nosso Encontro Nacional de Jovens – ENJ2008. Minas que nos espere porque estamos chegando para testemunhar o poder do Espírito Santo com nossos olhos, pois ele faz novas todas as coisas.
Avante Sentinelas da Manhã, rumo ao novo tempo da Graça!!!
FILHO - coord. estadual do MJ Ceará

Nenhum comentário: